A partir de:
SOBRE:
o projeto
O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária.
Este projeto foi realizado no Satélite Íris (Campinas | SP) e replicado a metodologia no Buraco do Sapo (Capinas | SP).
Mapeamento Afetivo
As atividades de mapeamento tiveram início junto à execução do projeto, onde a equipe, a partir de diálogos com a comunidade, processos de observação e escuta, realizou o processo de levantamento de informações que alimentam as cinco áreas de interesse do projeto:
01
02
03
04
05
06
Pessoas
Referências
e Lideranças
Marcos
Físicos
Questões
Ambientais
Traços da
Cultura
da Infância
Aspectos e
Manifestações
Culturais
Espaços de Brincar
e de Ocupação
das Crianças
Clique no ícone para ter acesso ao mapa detalhado:
Satélite Íris
Registros do mapeamento
Registros dos encontros para construção do mapeamento afetivo no Satélite Íris e Buraco do Sapo - Campinas | SP
Inventário da Cultura da Infância Local
Pesquisa e levantamento de brincadeiras e brinquedos presentes no repertório das crianças e na memória dos adultos, das comunidades Satélite Íris (Campinas | SP) e Buraco do Sapo (Campinas | SP).
Lista de Brincadeiras
Brincadeiras com água: Caixa d'água, poças, banho de torneira.
Terra\|barro para construção de casinhas, brincar com comidas, moldar objetos.
Em muros, paredes, da comunidade.
Repertórios e músicas ligados à brincadeira.
Músicas ligadas às brincadeiras de roda.
1,2,3 Batatinha Frita
Histórias e brincadeiras que permeiam o sentimento do medo.
Brinquedo de papel.
Brincadeiras de movimento corporal. Exemplo: Estátua.
Subir em árvore.
Brincadeiras no pasto da região.
Brinquedo feito de papel, linha, gravetos.
Brinquedo como o pião.
Brincadeira de contação de histórias.
"Muito presente nesse encontro foram as cozinhas de lama. Nos dois dias as crianças se engajaram no fazer culinário agregando todos que chegavam. O barranco da praça também é um ponto marcante e importante para as crianças que fazem a escalada constante. "
- Equipe de Campo -
"Há essa memória nos adultos de nadar no ribeirão local. Creio que isso seja muito potente enquanto marca nas histórias da infância. O brincar com água, tão básico na infância se faz presente no Buraco do Sapo: na torneira da praça, enchendo uma caixa d'água com mangueira (no terreno atrás do bairro), na memória dos adultos que brincavam no rio!"
- Equipe de Campo -
Registros fotográficos
Ao longo dos quatro meses de execução do projeto, a equipe de produção realizou também registros fotográficos.
"Pipa - a época da pipa é uma verdadeira febre entre as crianças. Dona Chica contou como os netos gastam dinheiro todos os dias ($2 a pipa, $3,50 a linha), comprando pipas e depois perdendo-as no jogo de cortar a pipa uns dos outros."
- Equipe de Campo -
Curtas-metragem
Ao longo dos quatro meses de execução do projeto, a Associação Mucury Cultural produziu curtas-metragens, documentários com registros do brincar e depoimentos de pessoas referências das comunidades do Satélite Íris e Buraco do Sampo (Campinas | SP)
Este vídeo foi produzido no âmbito do projeto Caminhos do Brincar, abordando os aspectos da cultura da infância em comunidades periféricas de Campinas-SP. O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária. O Projeto foi executado em parceria com a Mútua Criativa e a Fundação FEAC nas comunidades Satélite Íris e Buraco do Sapo em Campinas-SP.
Estes vídeos foram produzidos no âmbito do projeto Caminhos do Brincar, abordando os aspectos da cultura da infância em comunidades periféricas de Campinas-SP. O projeto Caminhos do Brincar foi concebido para engajar e desenvolver o protagonismo das crianças na busca de melhorias para os territórios em que vivem. A partir do brincar e da cultura tradicional da infância, espera-se sensibilizar e mobilizar tanto crianças quanto adultos da comunidade para desenvolver e fortalecer a noção de pertencimento ao bairro em que vivem, assim como impulsionar a organização comunitária. O Projeto foi executado em parceria com a Mútua Criativa e a Fundação FEAC nas comunidades Satélite Íris e Buraco do Sapo em Campinas-SP.
Equipe:
Associação Mucury Cultural: Bruno Bento e Mariana Botelho; Mútua Criativa: Daniela Carva e Luciana Terra; Equipe de Campo: Guga Cacilhas, Ivens Cacilhas, Joana Piza, Luisa Simoni e Nina Neder.
Produção:
Realização:
© 2022 Todos os Direitos Reservados. Criado por Mútua Criativa.